Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão analisados pelo sistema double blind review, por avaliadores designados ad hoc, todos possuidores do título de Doutor.

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

RESUMO

O CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, GESTÃO DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: PROPRIEDADE INTELECTUAL, NOVAS TECNOLOGIAS E PRIVACIDADE é um evento internacional, tradicional no debate da temática da propriedade intelectual que acontece na Fundação Meridional - IMED, periodicamente, a cada dois anos. O objetivo é disseminar conhecimento sobre a propriedade intelectual, a gestão da inovação e o desenvolvimento, com destaque, nesta edição, à discussão sobre os desafios e as implicações das novas tecnologias   sobre a propriedade intelectual. A complexidade das novas tecnologias desafia à aplicação da concepção clássica da propriedade intelectual. Num ambiente sem fronteiras, como a internet, as criações já nascem globais e isso amplia o desafio do Direito, que não pode mais estar adstrito aos limites fronteiriços territoriais tradicionais. Para tanto, busca-se indicar proposições para responder às demandas dessa nova realidade, na qual a falta de controle pode flexibilizar e sobrepor as regras balisadoras da propriedade intelectual. A proteção dos direitos dos criadores pela propriedade intelectual exige uma visão sistêmica, integrada e interligada, ancorada no uso dos princípios como diretrizes e bases legais nacionais e internacionais para nortear a conduta dos indivíduos e harmonizar a aplicação das regras, a fim de se alcançar uma sociedade digital equilibrada e sustentável, voltada preservar a privacidade das pessoas.

 

1. PÚBLICO-ALVO

Professores e alunos da Graduação, Especialização, Mestrados, Doutorados com interesse em inovação e proteção de propriedade intelectual; professores e alunos da Graduação, Especialização, Mestrados, Doutorados em Direito, Administração, Economia, Informática, ou áreas afins; empreendedores; empresários; inovadores.

 

2. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

2.1 O Comitê Científico receberá trabalhos na presente página a partir das 00h00mim do dia 12 de novembro de 2018 até as 23h59min do dia 15 de abril d de 2019.

2.2 A relação de trabalhos aprovados para apresentação será divulgada, impreterivelmente, até 20 de maio de 2019.

2.2.1 Os trabalhos aprovados para a apresentação serão publicados em Anais que estarão disponíveis no mesmo domínio no qual foi feita a publicação.

2.2.2 Os trabalhos serão apresentados no dia 28 de maio de 2019 (terça-feira), em salas da Faculdade Meridional - IMED, no endereço Rua Senador Pinheiro, 304 - Passo Fundo - RS, entre 14h e 18h, em salas que serão indicadas junto à lista de publicação do resultado dos trabalhos aprovados.

2.3 A relação dos trabalhos aprovados para publicação em capítulo de livro será divulgada até o dia 25 de junho de 2019.

2.3.1 O prazo para cumprimento das correções obrigatórias para a publicação, enviadas junto com o e-mail de aceite, é o dia 14 de julho de 2019 (23h59min).

2.4 Os trabalhos aceitos para publicação no livro do evento deverão ser enviados obrigatoriamente como resposta ao e-mail de aceite enviado pelos responsáveis do evento.

 

3. INSCRIÇÕES

3.1 As submissões de trabalhos serão efetuadas mediante a inscrição do(s) autor(es) no evento.

3.2 O(s) autor(es) e coautor(es) poderão figurar em até dois trabalhos.

3.2.1 Os trabalhos deverão ter, no máximo, até 3 (três) co-autores.

3.3 No ato de inscrição no sistema, os trabalhos deverão ser indicados para um dos Grupos de Trabalho a seguir apontados:


GT 1 – Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias

Ementa: Grupo de Trabalho sobre a proteção da propriedade intelectual e o desenvolvimento tecnológico, com ênfase na discussão de apropriação da propriedade imaterial Direito de Autor e Propriedade Industrial produzidas no cenário das novas tecnologias.


GT2 – Novas Tecnologias e Privacidade

Ementa: Grupo de Trabalho sobre a proteção de dados, a internet das coisas, e os impactos causados pelas novas tecnologias.


GT 3 – Políticas Públicas e Novas Tecnologias

Ementa: Grupo de Trabalho sobre o tema das políticas públicas em conexão com aspectos e ideias de desenvolvimento dessa área por meio das novas tecnologias.


GT 4 – Regulação, Filtro Invisível e Tecnologia para a Democracia na Sociedade da Informação

Ementa: Grupo de Trabalho sobre a relação entre o desenvolvimento tecnológico e os usos desse desenvolvimento no contexto da democracia, observando também a regulação dessas novas tecnologias dentro do contexto social digital na sociedade da informação.


GT 5 – Biotecnologias, Engenharia Genética, Inovação, Desenvolvimento e Propriedade Intelectual

Ementa: Grupo de Trabalho com o objetivo de trabalhar os desafios que o desenvolvimento biotecnológico e de engenharia genética traz à propriedade intelectual nos mais diversos âmbitos afetados por essa inovação, do meio alimentício à genética humana.


GT 6 – Efetivação do Direito, da Democracia e da Sustentabilidade

Ementa: Grupo de Trabalho que debaterá as metodologias, teorias e mecanismos de efetivação  do direito, da democracia e da sustentabilidade.


 

4. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

4.1 Os trabalhos deverão ser submetidos na presente página em formato Word, com identificação, obedecendo às regras da ABNT e deve possuir os seguintes requisitos: a) título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa e estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano). b) resumo, de até 150 palavras, contendo objetivos, problema, metodologia e estruturas do trabalho. c) entre três e cinco palavras-chave ; c) conter desenvolvimento e referências (NBR 6023); d) os trabalhos devem possuir entre 12 e 15 laudas, os cases de inovação, entre 5 e 10 laudas, ambos em folha A4 , posição vertical; fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm.


4.1.2 Nos trabalhos, as citações deverão seguir o sistema autor-data (conforme diretrizes da ABNT) com indicação, ao final, de todas as obras citadas/utilizadas como último item do trabalho, sendo as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2003). Conforme a NBR 6024/2003, os títulos, subtítulos e sub-subtítulos devem ser alinhados à esquerda.


4.1.3 Os itálicos deverão ser utilizados exclusivamente para expressões estrangeiras. Os negritos ficam reservados aos nomes das obras nas referências.


4.1.4 Os trabalhos devem iniciar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho (composto por títulos de seções e subseções numeradas sequencialmente segundo a ABNT:NBR 6024/2012), e a CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda.


4.1.5 Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas) exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas e em negrito; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito.


4.1.6 O espaçamento em todo o texto deve ser de 0pt.


4.1.7 As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos. Cada tabela deverá ser indicada pelo seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela.


4.2 Somente serão concedidos certificados de apresentação de trabalhos ao(s) autor(es) do(s) que os apresentarem.


4.2.1 Nenhum trabalho submetido e aprovado que não for efetiva e regularmente apresentado em seu respectivo GT poderá compor o e-book, nem ser publicado nos anais do evento.

 

5. SELEÇÃO

5.1 Os trabalhos serão selecionados com base nos seguintes critérios:


a) Clareza e coesão quanto aos objetivos, a metodologia e a estruturação argumentativa do trabalho;

b) Indicação das conclusões alcançadas, quando aplicável;

c) Originalidade;

d) Relevância temática;

e) Contribuição científica;

f) Aderência temática com a proposta do Congresso e Grupos de Trabalho; e

g) Obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos.


5.1.1 A avaliação para publicação no e-book contará também com avaliação da apresentação no respectivo GT. A apresentação dos trabalhos aprovados terá duração de até 10 (dez) minutos, prorrogáveis por mais 5 (cinco) minutos.


5.2 Os trabalhos serão analisados pelo sistema double blind review, por avaliadores designados ad hoc, todos possuidores do título de Doutor.


5.3 O trabalho inscrito poderá ser selecionado, na forma apresentada, ou rejeitado se não atender aos dispostos no presente Edital.


5.4 Cada proponente receberá um e-mail com a confirmação de aceitação de seu trabalhos.

 

6. CRONOGRAMA

6.1 Datas previstas para o envio e resultados da avaliação:

12/11/2018 – Data de início do prazo para o envio do trabalho;

15/04/2019 – Data final do prazo para o envio do trabalho;

20/05/2019 – Resultado dos trabalho aprovados;

28/05/2019 – Apresentação dos Trabalhos na Mostra

24/06/2019 – Resultado dos trabalhos aprovados para publicação em ebook

14/07/2019 – Data final do prazo para o envio de Trabalhos Completos;

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Os participantes serão devidamente certificados após até 45 (quarenta e cinco) dias úteis de conclusão das atividades do evento.


7.2 Os casos omissos referentes aos trabalhos deverão ser apresentados para o Comitê Científico, não cabendo recurso da sua decisão.

 

8. CONTATO

8.1 Havendo dúvidas ou questionamentos referente a este Edital entrar em contato por meio do e-mail: [email protected]



Licença Creative Commons
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