Diretrizes para Autores
De acordo com o constante no Regulamento da Mostra
Dos Pôsteres
Artigo 7º - “Um pôster científico é um documento no qual se apresentam graficamente um projeto, os dados preliminares ou os resultados de uma pesquisa. Tem como principal finalidade atrair a atenção para o tema da pesquisa apresentado, deve ser claro, de fácil leitura, e seguir padrões de estética simples e atrativos” (KOLLER, 2014, p. 141). Para os efeitos do evento, devem constar: introdução/objetivos, metodologia/método, hipóteses/descrição/análise de dados, resultados/considerações finais e as referências bibliográficas de uma pesquisa científica ou de extensão.
Parágrafo Primeiro: Para submissão é obrigatório apenas a submissão do resumo, a submissão da apresentação (pôster) é opcional.
Parágrafo Segundo: Para apresentação oral será permitido apenas 1 (um) autor(a) por pôster desde que conste seu nome no trabalho desde a submissão.
Parágrafo Terceiro: O tempo máximo disponível para explanação (incluído o tempo de preparação de material para apresentação) será de 5 (cinco) minutos. Discussões, apontamentos e considerações serão realizadas ao final da sessão temática.
Parágrafo Quarto: O sistema de apresentação de pôsteres será eletrônico, consistindo em modalidade de apresentação onde os pôsteres serão visualizados por projeção através de datashow, em sistema de rodízio, demandando a presença física do autor no dia da apresentação.
Parágrafo Quinto: A confecção do pôster eletrônico deverá obedecer às seguintes diretrizes:
I Os arquivos deverão estar salvos em formatos “.ppt” ou “.pptx”.
II O pôster deverá ter o formato dos modelos disponibilizados (Exemplos disponíveis em: https://goo.gl/vze6tu). O pôster será virtual, portanto não será necessária sua impressão.
III A resolução das imagens, a disposição e o tamanho da tipografia (letra) deverá seguir preferencialmente o modelo disponibilizado.
IV O pôster a ser submetido à avaliação deverá conter os seguintes elementos: título do trabalho, introdução/objetivos, metodologia/método, hipóteses/descrição/análise de dados, resultados/considerações finais e as referências.
V Os trabalhos não devem apresentar qualquer informação que identifique ou remeta ao(s) autor(es), sob pena de desclassificação e exclusão do trabalho do evento.
VI Em caso de aprovação do trabalho, após a avaliação cega, o mesmo deverá ser submetido novamente, atendendo as devidas observações e correções sugeridas e com a respectiva identificação do(s) autor(es), mediante o nome, titulação, curso (graduação, pós-graduação) e IES a que está vinculado, e-mail e orientador do trabalho.
VII A utilização de gráficos e/ou figuras ficará a critério do(s) autor(es).
Dos Artigos
Artigo 8º- O artigo científico, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT –, NBR 6022:2003, trata-se de parte de uma publicação, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. O artigo completo deverá ter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 10 (dez) páginas com efetivas contribuições para o conhecimento nas áreas temáticas do evento.
Parágrafo Primeiro: O tempo máximo disponível para explanação (incluído o tempo de preparação de material para apresentação) será de 10 (dez) minutos. Discussões, apontamentos e considerações serão realizadas ao final da sessão temática.
Parágrafo Segundo: Para apresentação oral será permitido apenas 1 (um) autor(a) por artigo desde que conste seu nome no trabalho desde a submissão.
Parágrafo Terceiro: Formatação a ser utilizada segundo a normalização ABNT: Margens da página 3 cm esquerda e inferior e 2 cm direita e superior; Tipografia (fonte) Times New Roman ou Arial, corpo de texto e títulos 12pt e entrelinhas 1,5; citações longas e notas de rodapé 10pt e entrelinhas 1; Tamanho do papel A4 (210x297 mm) em formato “.doc” ou “.docx”. (Exemplo disponível em: https://goo.gl/vze6tu). Estrutura do artigo (NBR 6022:2003):
I Elementos pré-textuais
a) Título, e subtítulo (se houver) (obrigatório);
b) Nome(s) do(s) autor(es) seguido (em rodapé) da titulação, curso ou pós-graduação, IES a que está vinculado e e-mail (obrigatório);
c) Resumo na língua do texto (obrigatório);
d) Palavras-chave na língua do texto (de três a cinco palavras) (obrigatório).
e) Título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira (obrigatório);
f) Resumo em língua estrangeira (obrigatório);
g) Palavras-chave em língua estrangeira (de três a cinco palavras) (obrigatório).
II Elementos textuais
a) Introdução (obrigatório);
b) Desenvolvimento (obrigatório);
c) Considerações finais (obrigatório).
III Elementos pós-textuais
a) Referências (obrigatório);
b) Glossário (opcional);
c) Apêndice(s) (opcional);
d) Anexo(s) (opcional).
Parágrafo Quarto: Em caso de aprovação do trabalho, após a avaliação cega, o mesmo deverá ser submetido novamente, atendendo as devidas observações e correções sugeridas e com a respectiva identificação do(s) autor(es), mediante o nome, titulação, curso (graduação, pós-graduação) e IES a que está vinculado, e-mail e orientador do trabalho.
R. Senador Pinheiro, 304 - B. Cruzeiro, Passo Fundo, RS - Brasil